terça-feira, 4 de novembro de 2014

Função Cognitiva: Visão Espacial



                Visão espacial: É a capacidade de percepção mental de formas espaciais. Perceber mentalmente uma forma espacial significa ter o sentimento da forma espacial sem estar vendo o objeto (FAENQUIL, 2006).
A visão espacial depende de um raciocínio lógico e também de esquemas criativos e subjetivos, pois nem sempre a razão pura pode explicar. Como por exemplo, imaginar uma pirâmide invertida, isso só é possível pela visão espacial e pela criatividade para ser compreendida.
Descrita como a capacidade de perceber com precisão o mundo visuo-espacial esta função cognitiva realiza transformações sobre percepções, incluindo a capacidade de visualizar, de representar graficamente ideias visuais ou espaciais e de orientar-se aproximadamente uma matriz espacial. (ARMSTRONG, 2001).

Jogos para desenvolvimento desta função


3.3  – Visão Espacial
  Um truque de mãos 
i                           Conceito
Habilidades de resolução de problemas não dependem apenas do raciocínio analítico e linguístico, mas também da capacidade de projeção espacial para visualizar alguns problemas, como é percebido neste jogo.
ii                         Conteúdo
É exibido uma série de fotos mostrando uma mão, o objetivo é decidir se a mão que aparece na tela é a esquerda ou a direita. O exercício se torna mais difícil quando é apresentado imagens aleatoriamente diretas das mãos e imagens do espelho sendo preciso usar a habilidade cognitiva para realizar duas tarefas mentais: Identificar a posição e inverter o resultado se a mão aparecer no espelho.
iii                       Funções cognitivas exercidas
A rotação mental se dá no hemisfério cerebral direito, mais especificamente nas regiões parietais, onde também ocorre a percepção espacial. Para a comparação mental de rotações de um objeto é necessário criar uma imagem mental, girá-la mentalmente até poder compará-la com a imagem e então decidir sobre sua posição.
iv                       Vantagens Específicas
O raciocínio espacial é uma habilidade que gera conceitos e soluções para problemas que surgem em áreas como arquitetura, engenharia, matemática, arte, jogos, e também no cotidiano. É preciso um bom raciocínio espacial para navegar pelas ruas, usar mapas, resolver quebra-cabeças ou jogar sinuca, decorar a casa, estudar geometria e física.
v                         Interface Gráfica
    
Fonte: Acervo pessoal (2014)
3.3  – Visão Espacial
Ponto de vista
i                           Conceito
Uma das funções mais elementares do cérebro é criar representações mentalmente de objetos com os quais interagimos através dos sentidos.
ii                         Conteúdo
Neste exercício, você verá imagens sob pontos de vista diferentes. Seu desafio é girar as imagens mentalmente e descobrir se elas são iguais ou diferentes.
iii                       Funções cognitivas exercidas
Este exercício foi concebido para fortalecer seu poder de visualização mental de imagens e especificamente a rotação mental, necessária para reconhecer objetos vistos de ângulos incomuns. A rotação mental é a capacidade de girar as representações mentais de objetos bidimensional e tridimensionais, e depende sobretudo do córtex parietal do lado direito.
iv                       Vantagens Específicas
Por meio da visão espacial pode-se manipular objetos sem a necessidade de tê-los em mãos. As imagens mentais contribuem para manipulação de peças no jogo de xadrez, para cálculos mentais, sequencias de ações a executar e o reconhecimento de objetos apresentados em ângulos estranhos. Representações mentais são também a matéria-prima de nossos pensamentos e sonhos. Treinar sua manipulação é, portanto, um excelente exercício com aplicações extremamente variadas em seu cotidiano.
v                         Interface Gráfica
        
    
Fonte: Acervo pessoal (2014)

Estes jogos se encontram no supera, segue abaixo link deste site, contendo estes jogos e outros que estimulam a visao espacial
 
 

1 Comentários:

Às 7 de novembro de 2017 às 15:05 , Blogger Professora Mírian disse...

Qual seu nome, né?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial