terça-feira, 4 de novembro de 2014

Função Cognitiva: Raciocinio Lógico


                  Raciocínio Lógico: Raciocinar é uma reação do pensamento de natureza complexa. O raciocínio compreende um conjunto de ações cognitivas, e, no âmbito educativo, parte de um diálogo que se estabelece numa situação didática.
De acordo com Wason e Johnson-Laird (1972) “o raciocínio é um pertence no processo de tirar conclusões a partir dos princípios e evidências, passando do que já é conhecido a inferir uma nova conclusão ou a avaliar uma conclusão proposta” (in STERNBERG, 2000a, p.349).
Raciocinar é pensar logicamente, o que remete a um outro conceito, o da lógica.

(...) a lógica é uma disciplina que aborda as formas de pensamento, a linguagem descritiva do pensamento, os métodos e os princípios que regem o pensamento humano. Portanto, não trata somente de uma arte, mas também de uma ciência. É uma ciência porque possui um objeto definido: as formas de pensamento. (Bastos et al., 1991)

Desta forma pode-se entender a lógica como a coerência de pensamentos, em uma sequência que liga ideia, raciocínio e resultado. Iniciando-se a partir de uma série de axiomas e termos assumidos sem definição, utiliza-se regras e inferência de forma que, as premissas sendo verdadeiras, chega-se a uma conclusão também verdadeira. Com isso, a argumentação precisa da lógica garante a corretude de provas matemáticas.
Para desenvolver o raciocínio lógico é fundamental que os alunos desenvolvam livremente o método a ser utilizado. Não adianta ensinar-lhes a resolver um problema, o raciocínio precisa ser exercitado na resolução de problemas para que se desenvolva. Consequentemente os alunos são capazes de construir, modificar e integrar ideias, interagindo ativamente nas atividades propostas.

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