terça-feira, 4 de novembro de 2014

Jogos de lógica: Linguagem de programação



Outra maneira muito eficaz para desenvolver o raciocínio lógico é aprender a linguagem de códigos de computador, ter domínio da linguagem de programação faz daqueles que a dominam senhores da revolução digital. Aprender a programar ajuda a desenvolver mais cedo o raciocínio e a capacidade de decisão que será cada vez mais essencial.
Pode-se afirmar com certeza, que grandes nomes da era digital aprenderam a programar jovens. Eles desenvolveram muito cedo a capacidade de escrever programas de computador. Nesta lista se encontram Bill Gates, da Microsoft, começando com 13 anos, Steve Jobs, da Apple, aos 10 anos. Mark Zuckerberg, do Facebook, aos 6 anos.
As pessoas que dominam esta ferramenta são versadas em matemática avançada, exercitam um nível de abstração compatível com o ensino superior e só movidos pela lógica. E muitos educadores apoiam a ideia de introduzir a ciência da computação na grade escolar.
Hoje em dia, existem jogos digitais voltado para o aprendizado em programação. No próximo capítulo serão apresentados os jogos mais recomendados pelos especialistas, com suas respectivas faixas etárias de iniciação.


Os cinco jogos mais recomendados pelos especialistas para o aprendizado da linguagem de programação são:
 O jogo Scratch e Light-Bot direcionado para crianças de 0 a 5 anos, cujo foco, ainda não é o de programar em si, mas desenvolver o raciocínio lógico e promover a iniciação a lógica direcionada à programação.
            Gamestar Mechanic e Mit App Inventor, jogos para crianças de 10 a 13 anos, nesta faixa etária, as crianças são estimuladas a aprender algumas linguagens de programação básica.
            Já o TouchDevelop, é voltado para a faixa etária dos 13 aos 17 anos, mais preparados, os jovens são capazes de desenvolver algoritmos e uma programação complexa.

SCRATCH
Este jogo indicado para crianças a partir de 5 anos, se utiliza de uma interface gráfica na qual, comandos em formato de blocos, são montados de forma que se crie uma animação dos pequenos personagens mostrados na tela. Cada bloco tem uma função diferente: criar movimentos, fazer barulho, gerar interações.

LIGHT-BOT
Este jogo consiste em ensinar o usuário a “pensar em algoritmo”, ou seja, comunicar-se com o computador, para isso a criança por meio de comandos pré-definidos, pular, girar, andar, acender lâmpada, programa o robô para chegar no bloco especifico.

GAMESTAR MECHANIC
Neste jogo a criança desenvolve seu próprio jogo a partir de uma estrutura pré-montada, cuja interface é semelhante a um tabuleiro de xadrez. O objetivo do jogo é o encaixe de blocos para formar caminhos, erguer desafios e interpor barreiras.


MIT APP INVENTOR
Neste jogo a criança desenvolve aplicativos para Android com estrutura desenvolvida pela MIT (Massachusetts Institute of Technology). Aprende o melhor método de configurar o celular para testes e maneiras de compartilhar os apps (App é a abreviatura de application) depois de criá-los.

TOUCH DEVELOP
É um aplicativo desenvolvido pela Microsoft para a criação de scripts, que são algoritmos que geram comandos ao computador. O TouchDevelop torna a programação de aprendizagem excitante! podendo escrever códigos diretamente em qualquer dispositivo, é fácil criar jogos e aplicativos, publicá-los ou ajustar publicações de outros.
 

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