terça-feira, 4 de novembro de 2014

Função cognitiva: Linguagem



É a capacidade de troca de informações entre os indivíduos da mesma espécie. Permite transmitir as informações adquiridas para seus pares e às gerações posteriores. Utiliza-se da linguagem de maneira oral (conversando) ou escrita (lendo ou escrevendo um texto).
A linguagem tem uma importância muito ampla, ela combina as palavras a fim de se comunicar, apesar de que a definição de comunicação não se constitui excepcionalmente em um processo verbal. As formas não verbais, como os gestos ou desenhos são igualmente capazes de imprimir sentimentos e ideias. Tanto a fala quanto a escrita são processos em que o indivíduo seleciona as palavras que as conhece e organiza num determinado contexto.
O francês Paul Broca (1880) declarou que a linguagem tinha uma localização no córtex cerebral, hoje a área da Broca é denominada para a localização da área responsável pela linguagem.
A leitura adequada é aquela que o sujeito organiza as palavras em grupos coerentes, extraindo um significado geral e associados ao tema principal do texto.
Sendo essencial para o desenvolvimento, a linguagem complementa e expressa todas as áreas. Isso porque, o conhecimento é expresso por palavras de seu vocabulário.
Em uma pesquisa feita na França, Lieury (1997) avaliando o vocabulário de alunos de 5ª e 6ª series concluiu-se que o exercício para aumentar o vocabulário de palavras técnicas ou novas, vistas nos livros ou nas falas dos professores nessas séries (em todas as disciplinas) facilitava o aprendizado de todas essas disciplinas e, quanto maior o conhecimento de palavras novas, maiores eram as notas dos alunos.
Para ser eficaz na ligação das ideias e facilidade na sua transmissão é preciso aumentar seu vocabulário de palavras e exercitá-las.

Jogos para desenvolver a linguagem

3.7  – Linguagem
3.7.1   Costurando
i                           Conceito
Este jogo de linguagem é conhecido também como caça-palavras, O objetivo do jogo é encontrar a palavra escondida na grade tão rapidamente quanto possível.
ii                         Conteúdo
Neste jogo se vê um quadro com dezesseis letras embaralhadas. O desafio é encontrar a palavra formada por sete, oito, ou nove letras, dispostas na horizontal ou na vertical, ou até na diagonal. O jogo apresentará dicas, se necessário, para auxilio da resposta.
iii                       Funções cognitivas exercidas
Este jogo exercita especialmente o lobo occipital, que processa informações visuais, e o lobo temporal esquerdo, que cuida da linguagem, do reconhecimento de palavras, da memória verbal e do resgate de informações da memória. Para se sair bem neste exercício, é necessário usar sua capacidade de varrer visualmente a imagem e combiná-la à sua memória semântica, ou seja, seu banco cerebral de palavras e significados. 
iv                       Vantagens Específicas
A busca visual de palavras, treinada neste exercício, é uma habilidade usada constantemente em nosso cotidiano: para encontrar seu nome numa lista, achar a resposta que você busca em um trecho de livro ou na internet. Palavras cruzadas também treinam sua capacidade de combinar letras visualmente e de resgatar palavras da memória.
v                         Interface Gráfica

      




3.7  – Linguagem
3.7.2   Palavras em pedaços
i                           Conceito
Este jogo consiste em formar palavras a partir de fragmentos. As palavras são propostas a partir de uma categoria pré-definida.
ii                         Conteúdo
Neste jogo, o objetivo é combinar o mais rápido possível os pedaços de palavras que aparecem no quadro para formar palavras completas relacionadas a um tema pré-determinado.
iii                       Funções cognitivas exercidas
Para ser útil, uma memória deve não só ser adquirida e armazenada como ainda deve estar acessível, pronta para ser evocada. A área do cérebro mais exercitada neste jogo é o lobo temporal esquerdo, que é ativado quando é necessário recuperar informações relacionadas a palavras dentro de seu repertório mental. Cada pedaço pode ser considerado uma sugestão fonética para puxar o fio que levará à meada da palavra completa. Portanto, pense em pedaços!
iv                       Vantagens Específicas
Ao dar uma aula, fazer um discurso ou descrever uma ideia complexa, é importante ter acesso fácil a um extenso vocabulário. Ler, escrever, falar ou simplesmente treinar mentalmente o que você quer dizer são ótimas formas de reforçar a memória de palavras no seu dia-a-dia, este exercício é uma excelente ajuda para treinar o vocabulário.                    
v                         Interface Gráfica

    

Fonte: Acervo pessoal (2014)

Estes jogos se encontram em

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial