domingo, 2 de novembro de 2014

Tipos de Neurociência



“O que chamamos simplesmente Neurociência é na verdade Neurociências. De maneira geral a neurociência é a reunião de cinco disciplinas”, conforme caracteriza Bear (2002, p. 13):
Na Neurociência Molecular o encéfalo já foi tido como a mais complexa porção de matéria no universo. A matéria encefálica consiste de uma fantástica variedade de moléculas, muitas das quais são exclusivas do sistema nervoso. Estas distintas moléculas têm diferentes papeis que são cruciais para a função cerebral: mensageiros que permitem aos neurônios comunicarem-se uns com os outros; sentinelas que controlam que materiais podem entrar ou deixar os neurônios; guias que direcionam o crescimento neuronal e arquivistas de experiências passadas.  O estudo do encéfalo em seu nível mais elementar é chamado de neurociências moleculares.
Na Neurociência Celular enfoca o estudo de como as moléculas trabalham juntas para dar ao neurônio suas propriedades especiais. Entre as perguntas formuladas neste nível temos: Quantos diferentes tipos de neurônios existem e como eles diferem em sua função? Como os neurônios influenciam outros neurônios? Como os neurônios se interconectam durante o desenvolvimento fetal? Como os neurônios fazem suas computações.
Na Neurociência de Sistema constelações de neurônios formam circuitos complexos que realizam uma determinada função comum: a visão, por exemplo, ou o movimento voluntário. Assim, podemos falar no “sistema visual” e no “sistema motor”, cada um com seus próprios circuitos dentro do encéfalo. Neste nível de análise, chamado neurociências de sistemas, neurociências estudam como diferentes circuitos neurais analisam informações sensorial, formam a percepção do mundo externo, tomam decisões e executam movimentos.
Na neurociência Comportamental como os sistemas neurais trabalham juntos para produzir comportamentos integrados? Por exemplo, existem diferentes formas de memória para diferentes sistemas? Onde, no encéfalo, agem as drogas que alteram a mente e qual é a contribuição normal destes sistemas para a regulação do humor e do comportamento? Qual sistema neural é responsável pelos comportamentos específicos de cada gênero? De onde vem os sonhos? Estas são questões estudadas pelas neurociências comportamentais.
Na Neurociência Cognitiva, provavelmente o maior desafio das neurociências foi a compreensão dos mecanismos neurais responsáveis pelas atividades mentais superiores do homem, como a consciência, a imaginação e a linguagem. A pesquisa no nível das neurociências cognitivas investiga como a atividade encéfalo cria a mente.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial