domingo, 2 de novembro de 2014

Conceitos de Neurociência


O termo neurociência é aplicado à ciência que se dedica ao estudo, observação e análise do sistema nervoso central.
Para neurocientista Herculano-Houzel (2002, p.1) “A neurociência é o conjunto de áreas da ciência que se interessam pelo sistema nervoso: como ele funciona, se desenvolve, evolui, é alterado por substâncias químicas, e como resultado disso tudo produz a mente e os comportamentos”. 
            Bear (2002, p.3) afirma que a palavra
 
[...] “neurociência” é jovem. A sociedade de Neurociências, uma associação de neurocientistas, foi fundada somente em 1970. O estudo do encéfalo, entretanto, é tão antigo como a própria ciência. Historicamente, as ciências que se devotam ao estudo do sistema nervoso abrangem diferentes disciplinas: medicina, biologia, psicologia, física, química e matemática.

Segundo Kandel (2003, p. 11)

A tarefa das Neurociências é explicar o comportamento em termos de atividade cerebral. Como o cérebro organiza e articula milhões de células nervosas individuais para gerar o comportamento e como estas células são influenciadas pelo ambiente externo ... A última fronteira das Ciências Biológicas – seu desafio último – é entender a base biológica da consciência e os processos mentais através dos quais percebemos, agimos, aprendemos e recordamos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial